Qual a diferença do javali, cateto e queixada?
O JAVALI (sus scrofa) é um porco selvagem, de origem européia. Ele foi introduzido em várias regiões do mundo como animal de criação para consumo. Seu comprimento é de aproximadamente 1,3m e pesa cerca de 80kg. O animal em fase adulta possui presas e pelos longos de cor preta; enquanto na fase jovem possui listras marrom avermelhadas com preto. Os miscigenados com porco doméstico podem pesar até 250 kg.
Os queixadas e catetos são animais silvestres nativos do Brasil. E por isso eles não podem ser abatidos, conforme Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998: “É crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.”
No Brasil, existem duas espécies chamadas popularmente de porcos do mato: o cateto (Pecari tajacu) e a queixada (Tayassu pecari). Embora essas espécies sejam de outra família (Tayassuidae) possuem aparência e comportamento semelhantes a de porco/javali.
Assim, as pessoas que realizam o controle devem saber distinguir o javali das demais espécies nativas. O cateto pesa aproximadamente 20Kg, sua altura varia de 40cm a 50cm e atinge cerca de 1m de comprimento. Esta espécie possui um tipo de colar branco amarelado, em frente às patas anteriores, largo inferiormente no peito e muito estreito no dorso, torna fácil seu reconhecimento. O corpo é castanho escuro, quase preto, salpicado de branco devido à existência de pelos brancos e pretos. O padrão de atividade é no entardecer, alimentando-se nas primeiras horas da noite. Como todos os animais da espécie, o cateto é um animal altamente social, vivendo em bandos, os quais variam de pouco mais de seis até 30 indivíduos. A aproximação de um bando de catetos pode ser percebida pelo som característico que produzem: o bater dos dentes.
A queixada é a maior e a mais agressiva das espécies de porcos selvagens sul-americanos, atingindo 1,10m de comprimento e pesando aproximadamente 35Kg. Apresenta pelagem das costas muito longa com uma coloração negro-pardacenta, possuindo uma grande quantidade de pelos brancos na mandíbula e focinho, a chamada “barba amarela”, característica que o diferencia do cateto. Vive em grandes grupos, geralmente de 50 a 100 indivíduos. Pode-se diferenciar a queixada do cateto por seu comportamento mais expansivo (em intensidade de exibição), geralmente executado por todos os indivíduos, pela necessidade de marcação territorial e também pela grande agressividade. Quando acuado, bate forte o queixo.
Uma das principais diferenças é que tanto o Queixada quanto o Cateto não possuem rabo, diferentemente do javali. Além disso, algo que ajuda na distinção das espécies são os caninos. Nos javalis crescem encurvados para fora do focinho, enquanto que nas espécies nativas brasileiras eles crescem retos.
FONTE: http://www.ibama.gov.br/especies-exoticas-invasoras/javali